quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Palavras ... apenas Palavras ...


P

A
L
A
V
R
A
S


As Palavras, dependendo da forma que são utilizadas, podem salvar vidas ou iniciar a Terceira Guerra Mundial!!!

Tenho presenciado tanta 'tensão' desnecessária causada por mal uso das palavras!!!

Não sei o que leva uma pessoa a seguir um comediante ou assistir suas apresentações quando essa não tem o mínimo senso de humor e leva tudo o que eles dizem a sério!!! Aí o que me vem a mente é a famosa "Não sabe brincar, não desce pro play!!!"

Não vou bancar a inocente ... eu também já interpretei errado muita coisa que li e sou campeã em ser má intepretada - tanto nas coisas que escrevo quando nas que falo -, já até postei aqui sobre isso.

As pessoas só querem um pouco de atenção, isso é normal, mas não percebem que podem estar desvalorizando - e até magoando - quem só quer ajudar.

E quando nós estamos no meio desse 'cabo-de-guerra'? Que atitude tomar? Sinceramente não sei ... optei por esperar e ver aonde a correnteza me leva!!!

As Palavras têm muito poder ... e para exemplificar seu poder deixo um exercício para vocês ...

Há muitos anos um Reino passava por algumas dificuldades e seu Rei procurou o Reino vizinho para pedir ajuda. O povo, desconhecendo as verdadeiras razões da ausência do Rei, invadiu seu castelo.

Preocupado o Chefe da Guarda Real mandou, através de um mensageiro, a seguinte mensagem ao Rei:

O POVO INVADIU O CASTELO. DEVEMOS COMBATÊ-LOS?

Algumas horas depois o mensageiro retorna com a resposta do Rei:

NÃO TENHA PIEDADE

O Chefe da Guarda Real, sempre fiel ao seu Rei, cumpriu suas ordens e a maioria do povo que invadiu o castelo foi morta enquanto os outros fugiam assustados.

Minutos após o massacre chega desesperado o mensageiro do Reino vizinho para comunicar que o Rei havia pontuado erroneamente sua mensagem ... a verdadeira mensagem que deveria ser entregue era:

NÃO! TENHA PIEDADE.

E ainda existem pessoas que insistem que a simples pontuação adequada não faz nenhuma diferença ...

No próximo post um exercício para descobrir se você saberia usar bem a pontuação!

2 comentários:

Vanessíssima disse...

Trabalhando diariamente há quase uma década com as palavras (meu ganha-pão), descobri uma coisa: SEMPRE que não somos bem interpretados a culpa é nossa. Só nossa.

Por mais que a outra pessoa seja idiota, é nosso dever passar a mensagem de uma forma que o idiota entenda.

Quem escreve/fala tem que ser o mais claro possível TENDO EM VISTA O RECEPTOR DA MENSAGEM. Parece óbvio, mas, se nos colocamos do outro lado, vamos ver que falhamos em algo.

O truque é conseguir criar uma mensagem universal, que todo tipo de receptor entenda (do idiota ao inteligente). E, acredite, tem faculdade pra isso! Qual?Jornalismo, oras! Palavra de uma jornalista!

PS: Se vc não entendeu algo que acabei de escrever ou interpretou errado aí, a culpa é MINHA! rs

Íris disse...

Acho que é justamente isso que me chateia ...

Saber que a culpa é minha =(