sábado, 15 de agosto de 2009

Quantos somos???

Hoje a 'tia' do Jornal do SBT anunciou a seguinte manchete:

IBGE divulga os novos números da população Brasileira


Fiquei pensando ... será que ela tem idéia de que 'números' são esses???

Não são números ... são estimativas!!! Estimativa é muito diferente de número ... Estimativas têm erros associados ... números não!!!

Mas querer que o responsável pela machete saiba disso é pedir demais né???

Daí eu vou xeretar esse números no site do IBGE - coisa de Estatística não tente entender - e verifico que para a capital de São Paulo a estimativa é de pouco mais de 11 milhões - sim, milhões - de habitantes um crescimento de 600 mil habitantes em relação ao último Censo.

Mas como tudo na minha vida termina em piada ... minha mãe me solta a seguinte pérola:

Quando o IBGE estimou os números de São Paulo ele considerou o "De volta pra minha Terra" do Gugu???

Acho que não mamãe ... nem o programa do Gugu nem a gripe suína ... vamos esperar 2011 - que é quando provavelmente serão liberados os resultados do Censo 2010 - para saber se essas variáveis influenciaram muito na nossa população.

E segue o baile ...

P.S.: Na Cidade Maravilhosa foi estimado um crescimento de quase 300 mil habitantes.

Nenhum comentário: