terça-feira, 8 de setembro de 2009

Teorias e Teorias ...


Já ouviram aquela 'teoria' que diz:

"Quanto mais macacos colocarmos na frente de máquinas de escrever, maior será a probabilidade de um deles reproduzir uma das obras de Shakespeare"
???

Ou algo do tipo ... não lembro exatamente ...

Essa frase é muito comentada na área de exatas ... principalmente dentre a galera que, como eu, adora modelagem - não me refiro a profissão da Gisele Bündchen -. Não vou explicar o que é modelagem porque, embora eu surte bastante por aqui, tenho noção que isso não é nada interessante para quem não é da área.

Já ouviram falar de promoções do tipo "Um carro cheio de bolinhas de ping pong. Quem chegar mais próximo do número certo de bolinhas ganha o carro"???

Pois é ... através da modelagem é possível calcular esse número de bolinhas com uma certa margem de erro. E é nesse aspecto que a frase no início do post acaba com a alegria do pessoal de modelagem. É que na nossa área ela basicamente significa:

"Quanto mais pessoas 'chutarem' o número, maior a probabilidade de um deles chegar mais próximo do valor correto do que o modelo que você estimou"

O pior é saber que existem cálculos matemáticos que provam isso ...

Dispensando o fato que isso torna nós da área de 'exatas' cada vez mais distantes de faturar um prêmio numa promoção dessas eu postei essa bagaça aqui só pra avisar que resolvi colocar na prática uma brincadeira como essa no meu outro blog - quem quiser participar clica ali, ou aqui - e, como eu também não sei o valor contido no pote, vou tentar estimá-lo e ver se aguém se aproxima mais do que meu modelo.

Um comentário:

Alessandra Vilas disse...

Não conhecia esse seu outro blog. Vou pensar com cuidado e depois dou meu chute. =D