terça-feira, 10 de março de 2009

Fobias - Luis Fernando Ver!ssimo


Quem me conhece bem sabe que tenho um vício incurável e acima de tudo recuso qualquer tipo de tratamento para me livrar desse vício!!!

LER

É ... se você ainda não conhecia esse meu lado doente e psicótico, agora conhece!

É vício mesmo gente ... eu leio placas na rua, outdoors, cartaz colado em parede ... sabe aqueles panfletos que as pessoas distribuem nas ruas??? Pois é ... eu leio antes de jogar fora!!!

Minha tia comprou o livro "Comédias para se ler na escola" e obviamente eu catei emprestado ... gostei tanto que não resisti e comprei um pra mim ... sem contar a 'continuação' "Mais comédias para se ler na escola". Os livros são um apanhado de crônicas de Verissimo selecionados por Ana Maria Machado.

RECOMENDO!!!

Mas meu post é para divulgar parte de uma crônica com a qual mais me identifiquei: Fobias ...

Fobias

Não sei como se chamaria o medo de não ter o que ler. Existem as conhecidas claustrofobia (medo de lugares fechados), agorafobia (medo de espaços abertos), acrofobia (medo de altura), collorfobia (medo do que ele vai nos aprontar agora) e as menos conhecidas ailurofobia (medo de gatos), iatrofobia (medo de médicos) e até treiskaidekafobia (medo do número treze), mas o pânico de estar, por exemplo, num quarto de hotel com insônia, sem nada para ler não sei que nome tem. É uma das minhas neuroses. O vício que lhe dá origem é a gutembergomania, uma dependência patológica na palavra impressa. Na falta dela, qualquer palavra serve. Já saí de cama de hotel no meio da noite e entrei no banheiro para ver se as torneiras tinham "Frio" e "Quente" escritos por extenso, para saciar minha sede de letras. Já ajeitei o travesseiro, ajustei a luz e abri a lista telefônica, tentando me convencer que, pelo menos no número de personagens, seria um razoável substituto para um romance russo. Já revirei cobertores e lençóis, à procura de uma etiqueta, qualquer coisa.

Alguns hotéis brasileiros imitam os americanos e deixam uma Bíblia no quarto, e ela tem sido minha salvação, embora não no modo pretendido. Nada como um best-seller numa hora dessas. A Bíblia tem tudo para acompanhar uma insônia: enredo fantástico, grandes personagens, romance, o sexo em todas as suas formas, ação, paixão, violência - e uma mensagem positiva. Recomendo "Gênesis" pelo ímpeto narrativo, "O cântico dos cânticos" pela poesia e "Isaías" e "João" pela força dramática, mesmo que seja difícil dormir depois do Apocalipse.

Mas, e quando não tem nem a Bíblia? uma vez liguei para a telefonista de madrugada e pedi uma Amiga.

- Desculpe, cavalheiro mas o hotel não fornece companhia feminina ...
- Você não entendeu! Eu quero uma revista Amiga. Capricho, Vida Rotariana, qualquer coisa.
- Infelizmente, não tenho nenhuma revista.
- Não é possível! O que você faz durante a noite?
- Tricô.
Uma esperança!
- Com manual?
- Não.
Danação.
- Você não tem nada para ler? Na bolsa, sei lá.
- Bem ... Tem uma carta da mamãe.
- Manda!

Fobias é uma crônica integrante do livro "Comédias para se ler na escola".

2 comentários:

-=|Åñä £ú¢¡ä|=- disse...

Amei!!!!
O Veríssimo é sempre um grande sinal de divertimento!

Bjs.

Anônimo disse...

gostei foi bastante divertido