sexta-feira, 17 de abril de 2009

As Pessoas das Dez Horas


Uma das grandes "novidades" do noticiário são as leis mais rigorosas para os fumantes.

Não sei exatamente quais foram as mudanças sofridas ... mas sei que as coisas mudaram.

Eu não sou fumante e, além de ser extremamente alérgica a cigarros, particularmente acho um hábito horrível.

O meu post não é exatamente sobre essas restrições ... mas sobre o que essas notícias me fizeram lembrar.

Sou fã das estórias de Stephen King e tenho uma boa quantidade de seus livros em minha "estante".

Há mais de um ano adquiri uma obra em dois volumes: Pesadelos e Paisagens Noturnas vol. I e II (clicando nos links você lê meus comentários sobre os livros) que são duas publicações que reunem alguns dos contos do Mestre do Terror.

O que me trouxe a esse post foi um conto específico do Pesadelos e Paisagens Noturnas vol. II, As Pessoas das Dez Horas!

O conto é situado num futuro em que a discriminação atingiu um nível diferente do atual.

Não se discriminam mais por raça ou sexualidade ... aqui são os Fumantes que são discriminados.

Stephen King usa como exemplo os casos já conhecidos por nós de bares em que haviam o lado para o "Brancos" e o lado para os "Negros". No conto há o lado dos "fumantes" - sujo, escuro e com um TV em preto e Branco - e o lado dos "não-fumantes" - limpo, claro e uma LCD - e há também os hábitos que fizeram o protagonista demoninar um determinado grupo de pessoas como As Pessoas das Dez Horas.

As Pessoas das Dez Horas são aqueles fumantes que entre o café da manhã e o almoço sentem a necessidade de fumar um cigarrinho e, para isso, se vêem obrigadas a sairem dos edifícios em que trabalham ... um grupo de pessoas que vai desde o mais alto executivo ao faxineiro de um prédio. E numa dessas "fugas das Dez Horas" o protagonista se depara com algo assustador.

Um ser monstruoso de terno e gravata andando normalmente no meio dos seres humanos e entrando no prédio em que ele trabalha. Salvo por um outro membro do grupo de Pessoas das Dez Horas ele descobre que esses seres já estão há muito tempo dentre nós e que só estão aumentando em número. E também descobre algo inesperado ... somente as Pessoas das Dez Horas são capazes de enxergá-los como são.

O conto é excelente!!! História perfeita e um Terror Psicológico de primeira ... e com esse bafafa de restrição aos fumantes eu me pergunto ...

Irão surgir as "Pessoas das Dez Horas"???
Haverá algo que só elas serão capazes de ver???


Nenhum comentário: